Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

Existe uma lenda urbana na qual a pessoa tem sua bebida dopada em um bar e acorda no dia seguinte em uma banheira de gelo sem alguns órgãos, como os rins. Essa história é apenas lenda? Sim e não.

O tráfico humano, inclusive o de órgãos, existe e é o 3º crime mais rentável do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o de armas.

No conteúdo de hoje, você vai ver em que consiste esse crime e como são feitas as vítimas. Boa leitura!

Como Ocorre o Tráfico Humano?

O tráfico humano ocorre quando uma pessoa é recrutada, transportada (mesmo que não ultrapasse fronteiras territoriais), alojada ou acolhida por outros através de coerção, fraude, abuso de poder, abuso da vulnerabilidade da vítima, ou outros meios, como a promessa de benefícios tais como pagamentos.

O crime deve ser praticado tendo como finalidade a obtenção de lucro. Assim, as vítimas têm sua força de trabalho explorada em práticas semelhantes à escravidão, ou são obrigadas a se prostituírem, e podem chegar até mesmo a terem seus órgãos removidos.

Na maior parte das vezes, o país de origem (que não precisa ser o país natal da vítima) tem grande parcela de sua população passando por problemas financeiros, sem ter perspectivas de uma sobrevivência digna ou segura. Além disso, também constituem terreno fértil para os aliciadores países nos quais exista o desprezo pelos princípios dos direitos humanos, seja este causada pela própria pobreza, ou mesmo pela dificuldade de acesso às políticas públicas e a oportunidades de trabalho.

Atualmente, os países em desenvolvimento são os países de destino mais comuns. Isso pois na última década os países em desenvolvimento foram os mais afetados por crises financeiras e governos ineficazes, principalmente no que se refere aos direitos humanos.

Como os Aliciadores Fazem Suas Vítimas?

Os filmes costumam mostrar os aliciadores observando suas vítimas nas ruas e as abordando em uma rua deserta, forçando-as a entrarem no porta malas de um carro e as levando até o cativeiro.

A realidade é diferente. Os traficantes até podem ir às ruas atrás de vítimas em potencial, mas, para eles, é muito mais vantajoso deixar iscas espalhadas e esperar que a vítima vá até eles. É o que se chama de pesca: os aliciadores deixam iscas, normalmente na internet, através de propostas tentadoras de emprego, ou de homens apaixonantes nos aplicativos de relacionamento e aguardam que a vítima entre em contato. Ao prometerem realizar o sonho da vítima, se asseguram de que ela mesma irá se encontrar com eles.

  • Caça: os aliciadores vão às ruas buscar vítimas em potencial;
  • Pesca: são deixadas iscas espalhadas pela internet e a própria vítima vai até o aliciador

Normalmente, as vítimas, que em sua maioria são mulheres, são pessoas que estão extremamente vulneráveis de alguma forma. Uma pessoa que está desempregada a meses e não consegue emprego, ao receber uma proposta para trabalhar em uma empresa com um salário altíssimo e cheio de benefícios, dificilmente vai se atentar ao fato de que não é usual uma empresa de renome oferecer empregos através das redes sociais, ou mesmo através do WhatsApp.

A sua própria vulnerabilidade faz com que ela não acredite ser possível se tratar de um golpe, ou possível aliciamento para o tráfico humano.

Essa vítima, ao aceitar o emprego, será convidada a comparecer em algum local para assinar o contrato, ou conhecer seu futuro chefe pessoalmente. É nesse momento que ela é aliciada e levada a outro local, onde terá sua força humana explorada para que outro possa obter lucro.

Como se Proteger e Evitar se Tornar uma Vítima?

Existe um ditado que afirma: “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Infelizmente, em um momento em que muitas pessoas se encontram financeiramente vulneráveis (o que, por si só, causa uma vulnerabilidade emocional), existem outras que se aproveitam disso para buscar lucro através de golpes e crimes.

Para evitar se tornar uma vítima do tráfico humano, é necessário desconfiar de propostas tentadoras de emprego, que prometem condições absurdamente boas e que fogem do que normalmente é oferecido ao seu nível de escolaridade e competência profissional. Da mesma forma, ao conhecer algum pretendente interessante através da internet, é importante buscar o máximo de informações possíveis sobre essa pessoa antes de marcar um encontro presencial (que deve sempre ser feito em um local público).

Se esse conteúdo lhe foi útil, compartilhe com seus amigos e familiares. A informação ainda é a melhor forma de prevenir futuros crimes. A FVM-Faculdade Volpe Miele é a única faculdade do Brasil especialista na área forense. Entre em contato e descubra os cursos e eventos oferecidos! Clique aqui.

Compartilhe