Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

Já falamos aqui no blog sobre as formas de atuação da Psicologia Jurídica, que considera sempre que todas as relações humanas são permeadas pela interação de estruturas psíquicas relevantes para a tomada de decisões, bem como para a expressão das vontades. A violência contra a mulher, sendo uma violação de direitos baseada no gênero de um indivíduo, também pode ser analisada por meio da interface entre Direito e Psicologia.

Trata-se de uma questão multifacetada, produto da interação entre o indivíduo, a família, e a comunidade com causas históricas e político-institucionais, e estando enraizada em uma cultura patriarcal e de relação de poder entre os gêneros.

O que caracteriza a violência contra a mulher?

A violência contra a mulher é definida como qualquer ação ou omissão, fundamentada no gênero, que cause morte; lesão; sofrimento físico, sexual, psicológico; ou dano moral ou patrimonial, sendo classificada em cinco formas diferentes de violência:

• Violência física: ato de bater, empurrar, morder, sacudir, mutilar, torturar e usar armas brancas ou de fogo para machucar a mulher;
  • Violência psicológica: xingamentos, humilhações, ameaças, intimidações, críticas, desvalorizações, bem como a diminuição da autoestima e o uso dos filhos para fazer chantagem;
  • Violência sexual: forçar qualquer tipo de contato ou relação sexual, impedir a prevenção da gravidez ou forçá-la, bem como forçar ou induzir o aborto contra a vontade da gestante;
  • Violência patrimonial: controle, retenção ou retirada do dinheiro, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e outros bens de direito;
  • Violência moral: difundir mentiras sobre a vítima, ofendê-la em privado ou na frente de terceiros, expor a vida íntima do casal ou diminuir a vítima na frente de amigos e parentes.

A violência psicológica e a moral não deixam vestígios visíveis, porém, isso não significa que não demandem extenso cuidado e reconstrução da mulher que foi vítima.

Ciclo da violência

A convivência diária e privada do casal pode alimentar e perpetuar o vínculo agressivo. O ciclo da violência propõe três fases nesse tipo de relação: aumento da tensão, ato de violência e arrependimento.

Na primeira fase, há a ocorrência de pequenos incidentes e situações que, embora a princípio possam ser aceitos racionalmente, acabam por se acumular ao ocorrerem repetitivamente. No ato de violência, como é conhecida a segunda fase, há a perda de controle sobre as situações, ocorrendo agressões mais extremas. Na terceira e última fase, chamada de lua de mel, ocorre a reestruturação do relacionamento, com o pedido de desculpa da pessoa agressora, a culpabilização da vítima e a promessa de mudança.

Fonte: Instituto Maria da Penha

A importância da conversa entre Direito e Psicologia: Estado e Políticas Públicas

O atendimento e acolhimento da mulher vítima de violência, apesar dos avanços recentes, ainda apresenta déficit devido à falhas no reconhecimento social de seu direito à justiça, o que promove e favorece as práticas discriminatórias em instituições policiais e judiciais. A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) é um dos principais marcos para o processo histórico de luta e construção dos direitos das mulheres no Brasil, abrangendo medidas judiciais e extrajudiciais com uma concepção de amplo acesso à justiça, além de um conjunto de políticas públicas estruturadas em três eixos: criminal, de proteção dos direitos e integridade física da mulher, e de prevenção e educação.

O Direito e a Psicologia devem andar de mãos dadas para cumprir com o que a legislação determina, trabalhando de forma multidisciplinar inclusive com a área da Saúde, humanizando o sujeito e enxergando a mulher para além da demanda que pode acontecer devido a alienação no processo de trabalho diário.

O psicólogo jurídico deve acolher a demanda, escutar abertamente, e encaminhar a vítima de forma responsável e efetiva, mantendo o acompanhamento pelos serviços de assistência social, saúde e até judiciais. O domínio sobre as leis existentes que dão suporte a essas mulheres é imprescindível para o sucesso e superação da mulher vítima de violência.

Gostou do conteúdo deste post? Clique aqui para nos conhecer mais!