Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

Inspecionar cenas de crime, analisar corpos em busca de sinais de violência, criar perfis psicológicos de procurados pela justiça. Na luta contra o crime um dos principais aliados é a ciência. Neste artigo você vai poder conferir o que é a Ciência Forense, saber o que os profissionais dessa área realizam e como entrar para esse ramo do mercado de trabalho.

Ciência Forense é uma designação bastante ampla, sob a qual se encontra um grande leque de conhecimentos. No Brasil, a atuação deste profissional se dá como perito criminal (mediante aprovação em concurso público), perito judicial sob nomeação, assistente técnico de partes processuais em processos administrativos, arbitrais ou judiciais (cível e criminal), desenvolvimento de pesquisas científicas, docência, consultoria empresarial, podendo atuar de inúmeras formas e em vários órgãos.

O que é a Ciência Forense

A Ciência Forense pode ser entendida como um ramo de conhecimento que mobiliza técnicas, métodos e conhecimentos de diversas outras ciências para a resolução de problemas e impasses judiciais.

Muitas pessoas acreditam que a Ciência Forense serve apenas para a solução de crimes. Porém, esse pensamento é um erro, uma vez que toda a área jurídica pode dispor dos conhecimentos da Ciência Forense.

Assim, eles podem ser aplicados tanto para ajuda ao desvendamento de crimes, como também de impasses cíveis e administrativos.

Outro ponto importante a ser compreendido é a distinção entre Ciência Forense e Criminalística. Embora alguns autores apontem a última como uma disciplina da Ciência Forense, para a maioria elas se distinguem, pois a Ciência Forense trata de aspectos científicos relacionados à prova, enquanto a Criminalista é responsável pela condução e pelo processo de investigação de forma mais ampla.

Na prática

A atuação do cientista forense, vai depender de seu ramo de especialização.

Esse profissional quando atuante nas investigações do crime, na qualidade de perito criminal, faz análises e experimentos que auxiliam na descoberta e confirmação dos autores do ato. Também auxiliam na eliminação de suspeitos, quando comprovam que esses não participaram do crime.

Além disso, o perito criminal ainda pode participar de julgamentos, dando seu testemunho especializado. Sua palavra em um tribunal possui grande peso quando envolvem-se assuntos de sua área de conhecimento.

Por exemplo um médico legista, que atua como perito criminal, pode ajudar a solucionar um assassinato, determinando a hora e a causa da morte, por meio da análise do cadáver.

Do mesmo jeito, um perito grafológico, especializado em assinaturas e caligrafia, pode determinar se uma suposta carta de suicídio foi realmente escrita pela morto ou se ela foi forjada para encobrir um assassinato, ou ainda se existe alguma suspeita de o morto ter escrito sob coação.

Assim, a atuação do perito criminal, ou cientista forense, além de ser fundamental para a condução de inúmeras investigações, também possui um leque enorme de ramos específicos.

Algumas das especialidades para a atuação de cientistas forense são:

• Medicina Legista
• Psicologia Forense
• Antropologia Forense
• Computação Forense
• Grafotécnica
• Grafologia
• Odontologia Legal
• Linguística Forense
• Patologia Forense
• Toxicologia Forense

Vale lembrar que além dessas, ainda existem muitas outras áreas de especialização para os peritos.

O perfil do cientista forense também é bastante variado, uma vez que são oriundos de diversas áreas do conhecimento. No entanto, algumas características em comum, que podem ser relevantes quando se considera a possibilidade de entrar para o ramo, são responsabilidade, postura metódica, organização e senso de hierarquia.

Essa última é de especial importância, pois os profissionais desse ramo precisam ter a consciência que, embora sejam responsáveis por parte importante da investigação, diversos outros aspectos não cabem a eles, sendo relevante compreenderem que coletam e analisam provas, mas não conduzem investigações.

Dependendo do caso, talvez, nem mesmo tenham acesso a todas as informações referentes, cabendo somente o essencial para a realização de seu trabalho.

Ainda sobre isso é que, apesar da grande contribuição da área à resolução de crimes, nem sempre a atuação desses profissionais pode garantir resultados suficientes para a conclusão dos casos, especialmente, em um país como o Brasil, no qual muitos protocolos de investigação criminal, não são respeitados, por exemplo a não contaminação das cenas de crime.

Como se tornar um Cientista Forense

Existem diversas formas para entrar no mercado de trabalho dependendo da atuação que se pretende e da área de especialização.

O mais clássico e comum é optar pela carreira de perito criminal, entrando para o corpo da polícia civil de alguns dos estados da União. Para isso, é preciso prestar uma prova com várias fases e etapas. Também é relevante dizer que há a necessidade de possuir certas graduações de nível superior para essas provas. Algumas áreas aceitas para perito criminal da polícia civil são:

• Química
• Medicina
• Engenharia
• Biologia
• Ciência Contábeis
• Farmácia

A Polícia Federal também possui cargos de peritos criminais, que atuam na resolução de crimes sob jurisprudência da União.

Para se tornar um perito criminal da Polícia Federal também é preciso de graduação de nível superior, prestar prova e não ter antecedentes criminais. Essa prova é bastante concorrida. O salário inicial gira em torno de 14 mil reais, além dos benefícios de funcionário público.

Outras opções para um cientista forense ainda, envolvem por exemplo o trabalho como consultor. Os profissionais que seguem por esta linha podem prestar serviços eventuais para as diversas polícias. Além disso, também podem atuar em tribunais preparando laudos sob pedidos oficiais.

Uma especialidade muito comum nas ações jurídicas é a de técnico grafológico, que examina a veracidade e autoria de escritas e assinaturas de documentos.

Uma outra forma ainda de atuar como um profissional da área de Ciências Forense é na inciativa privada. Neste caso, os setores são mais restritos e as vagas são mais raras também. No entanto, existem algumas possibilidades.

Por exemplo, grandes bancos mantêm setores de investigação interna de fraudes, na qual atuam como peritos profissionais de diversas áreas entre eles contadores, administradores, técnicos e bacharéis em programação e ciência da computação.

Outra área na qual certos peritos criminais ainda podem encontrar vagas é na investigação particular. Esse setor, possui uma atuação bastante restrita, porém peritos podem prestar serviços para escritórios e detetives que necessitem de auxílio para certas investigações.

Nesses casos é muito comum a atuação de especialistas em exames de DNA e cientistas da computação.

Esperamos ter esclarecido os principais pontos sobre a Ciência Forense. Caso você esteja interessado pela área pode procurar por um de nossos cursos, através deste link: https://www.fvm.edu.br/

Compartilhe