Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

A área de investigação criminal é uma das mais interessantes e promissoras do ramo das Ciências Forenses. Certamente você já ouviu falar ou até mesmo viu na televisão algum filme ou seriado sobre investigação criminal e se interessou pelo assunto. Saiba que aqui no Brasil também é possível fazer uma carreira nessa área.

Continue a leitura até o final e saiba mais sobre a carreira de investigação criminal. Acompanhe!

Investigação criminal

A investigação criminal é uma área encantadora que contempla tudo o que conhecemos hoje em termos de análise técnica criminal. Isso vale tanto para a produção de provas periciais, implementação de soluções preventivas, entre outros.

Muito se sabe da investigação criminal por meio de séries televisivas que retratavam crimes e suas respectivas investigações. Através da polícia ou de profissionais autônomos, essas séries mostram o dia a dia da investigação de crimes com profissionais sempre em busca de provas e indícios de crimes, para condenar ou inocentar uma pessoa. Da mesma forma, o perito criminal tem um papel importante no dia a dia dos tribunais.

Ele pode atuar na área de perícia empresarial e em processos criminais. Neste último caso, ele atua como responsável por evitar erros e condenações de pessoas inocentes. Esses enganos infelizmente não são pouco frequentes quanto se imagina.

Muitas vezes, em um processo criminal, o conjunto probatório não se mostra suficiente para condenar o réu. Também é possível que o conjunto probatório não condiga com a verdade dos fatos. É aí que o perito criminal entra trazendo sua expertise para evitar que injustiças aconteçam e pessoas inocentes sejam condenadas.

Por que investir na carreira de investigação criminal?

Existem diversas oportunidades de trabalho no segmento de investigação criminal. Isso acontece, especialmente se o programa de ensino escolhido tiver um cunho interdisciplinar. Assim, é possível abrir os horizontes e capacitar o profissional para atuar nos mais diversos setores da área forense.

Esse tipo de profissional está cada vez mais escasso no mercado. Muitas vezes são chamados peritos de outros países para suprir demandas. Porém, essas demandas poderiam ter sido supridas com profissionais brasileiros, caso tivessem a formação adequada.

Outro ponto que também confirma o custo-benefício do investimento na carreira de investigação criminal é a possibilidade de altos ganhos. Como falamos, o perito criminal, assim como o assistente técnico podem utilizar a sua expertise contribuindo para inocentar uma pessoa em um processo-crime.

Dessa forma, você consegue imaginar quanto uma pessoa está disposta a gastar para não ser condenada injustamente? Muitas vezes, os clientes que contratam um assistente técnico, possuem um alto poder aquisitivo. Assim, podem pagar quantias elevadas para que a verdade real seja encontrada no processo chegando a contestar um laudo elaborado por um perito criminal que eventualmente esteja errado.

Além disso, podemos citar a questão do grande leque de possibilidades que o profissional de investigação criminal possui. Alguns exemplos de atuação muito interessantes são:

– Assistência técnica em processos;
– Perícia judicial;
– Concurso público para perito oficial;
– Pesquisa científica;
– Docência;
– Consultoria empresarial.

Todas essas áreas são extremamente promissoras e podem levar o profissional a alçar vôos aqui no Brasil e no mundo. É muito interessante ver esse universo de possibilidades, não é mesmo? Pois então, talvez tenha chegado a hora de você entrar para o mundo das Ciências Forenses!

Requisitos para entrar na carreira de investigação criminal

A primeira coisa que você deve buscar quando decidir trabalhar na investigação criminal é fazer uma graduação. Essa graduação não necessariamente precisa ser feita na área jurídica. Praticamente qualquer curso de nível superior já pode ser complementado com os conhecimentos forenses.

Para quem busca iniciar uma nova carreira, a área de investigação criminal pode trazer um novo propósito para a graduação. Isso acontece muitas vezes com profissionais graduados em direito, enfermagem, medicina, entre outros cursos.

Outro requisito muito importante para entrar no ramo de investigação criminal é a vontade de aprender e a responsabilidade profissional. O trabalho do profissional dessa área é muito complexo e demandas diversos conhecimentos além de um rigor técnico gigantesco.

Formação

A formação do profissional de investigação criminal pode ser realizada através de diversos tipos de cursos. O principal deles é o curso de pós-graduação lato sensu program em ciências forenses – perícia criminal.

Através dessa pós-graduação o profissional obtém um certificado de especialista em ciências forenses. Esse certificado é reconhecido pelo MEC, de modo que abre muitas portas de trabalho para os profissionais.

Quando você for procurar o curso ou a pós-graduação para ingressar na carreira de investigação criminal certifique-se de algumas questões. A primeira delas é o método de ensino utilizado.

Atualmente, temos o Método FVM de Educação Continuada como principal opção do mercado. Esse método é o responsável por prover oportunidades de educação continuada tanto no grau de especialista como outros níveis a diversos estudantes há mais de uma década.

Outra questão importante, é que os conhecimentos devem ser buscados de maneira interdisciplinar. Você não deve se matricular em uma instituição que não apresente um plano de ensino diversificado e abrangente. Isso é necessário porque é importante que profissional de investigação criminal tenha uma visão holística das ciências forenses.

Além disso, o conhecimento prático e teórico devem andar juntos durante toda a formação do profissional. Não é interessante que a teoria sobreponha a prática pois ela é muito importante nessa carreira. Assim, o conhecimento prático e dinâmico deve ser prioritário no ensino.

Por fim, é importante mencionar que a formação de ciências forenses – perícia criminal deve ser feita através de professores experientes. Seja em um curso básico ou em uma pós-graduação com certificação do MEC, os docentes devem conhecer e ter experiência na área de docência. Isso ajuda muito na formação pois permite que as dúvidas sejam respondidas proporcionando bases sólidas do conhecimento.

Algumas disciplinas que não podem faltar em uma formação de profissionais para ingresso na área de ciências forenses – perícia criminal, são:

– Fundamentos da Criminologia;
– Psiquiatria e Psicologia Forense;
– Física e Engenharia Forense;
– Balística Forense;
– Fotografia Forense;
– Antropologia Forense;
– Toxicologia e Química Forense;
– Linguística Forense;
– Análise Grafotécnica, entre outros.


Agora você já sabe tudo sobre a formação e a carreira do profissional de ciências forenses – perícia criminal. Então, que tal buscar mais conhecimentos e ingressar nessa área tão promissora? A FVM – Faculdade Volpe Miele pode te ajudar!

Te convidamos a acessar o site da FVM e ver todos os cursos oferecidos. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através do WhatsApp (16) 98224.1101.

Compartilhe