Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

A área da Criminologia Forense ficou muito conhecida em razão dos seriados de TV que apresentavam cenas de mistério junto com uma tecnologia avançada de investigação. Contudo, essa é uma área que vai muito além daquilo que é mostrado na mídia, proporcionando aos estudantes momentos de puro conhecimento técnico e científico, além de colaborar com as soluções de crimes.

Portanto, neste artigo, você saberá tudo o que é estudado na área da Criminologia, além da sua  aplicação no dia a dia. Afinal, esse é um ramo que possui uma boa área de atuação.

Vem com a gente!

Criminologia: o que é?

A área de Criminologia trata da aplicação das habilidades que os criminólogos possuem para a buscar a justiça em situações criminais. Dessa forma, através do estudo de inúmeros aspectos da criminalidade, como a vítima, o ofensor, o controle social e os crimes, o trabalho dos criminólogos forenses é de extrema importância para que a ética e humanização prevaleça dentro da prossecução criminal.

Antigamente, as investigações criminais se baseavam nos testemunhos e confissões das pessoas envolvidas, pois não era comum a padronização das práticas forenses. Sendo assim, mesmo que existam registros que comprovem o desenvolvimento de metodologias para solucionar práticas criminais, só foi no século XVI que a ciência forense passou a organizar-se academicamente.

Desde então, através do avanço tecnológico e das diversas inovações científicas, a criminologia se tornou uma ciência que conta com técnicas especializadas, equipamentos, disciplinas e profissionais altamente qualificados.

4 motivos para estudar criminologia

1 – Vai muito além de uma graduação

O primeiro motivo para estudar criminologia é pelo fato de que o mercado, atualmente, está exigindo estudos que vão além da graduação.

Nesse sentido, em razão da grande competitividade e as constantes alterações da sociedade, um curso de especialização pode fazer toda a diferença em seu currículo profissional.

Dessa forma, além de continuar estudando e aprimorando os seus conhecimentos, com uma pós-graduação você agregará ainda mais valor à sua primeira formação.

Além disso, o estudo no campo da Criminologia Forense possibilitará o aprendizado de outras esferas do conhecimento, como Química, Ciências, Direito, entre outras matérias relacionadas.

2 – Dinamismo na profissão

Se você é um indivíduo que não suporta fazer as mesmas coisas todos os dias, então a área da criminologia forense foi feita para você.

Dentro desse campo, o profissional encontrará um ambiente único de trabalho em cada caso conquistado. Sendo assim, os dias jamais serão os mesmos para um criminólogo. Isso ocorre porque seja qual for a situação do profissional, haverá pessoas, motivos e detalhes diversos.

No entanto, assim como em qualquer profissão, existem normas e procedimentos que precisam ser seguidos. Essa área não se limita à cenas de investigação que aparecem nas séries de TV com casos sendo solucionados em um único episódio.

Na realidade, essa profissão exige muita disciplina, foco, responsabilidade e, principalmente, comprometimento.

Além disso, é importante ressaltar que o criminólogo trabalhará diretamente com a solução de investigações e de propostas de prevenção da criminalidade, exigindo da pessoa um alto nível de controle psicológico e emocional.

3 – Área multidisciplinar

Como a carreira de criminologia forense possui os estudos e as análises de casos, você será capaz de conhecer diversas matérias que complementarão a sua formação. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, o criminólogo forense não necessariamente tem que ser específico de algum campo.

Sendo assim, profissionais de Farmácia, Biologia, Engenharia, Computação, Contabilidade, Medicina, entre outras, também podem prosseguir por esse segmento.

Além disso, é a partir dessa multidisciplinaridade que o profissional estará em um constante processo de aprendizado e renovação de seus conhecimentos.

Portanto, por mais que a área das ciências forenses esteja atrelada ao âmbito judicial, o serviço não se limita a apenas advogados.

4 – Remuneração acima da média

Como em qualquer área, o salário de um cientista forense ou de criminólogo dependerá de diversos fatores específicos.

Começando pela região onde você pretende atuar, bem como a sua formação, especialização e a esfera selecionada (federal ou civil).

Com isso, a média salarial de um profissional desse ramo pode chegar à casa dos 24 mil reais.

Em grandes metrópoles, como Rio de Janeiro ou São Paulo, o salário inicial pode ser de 8 mil reais. Contudo, em outras regiões do Brasil, o salário pode ser menor, na média de 5 mil reais.

Portanto, nos dois casos citados acima, a média salarial da área de criminologia forense é acima da média, se formos comparar com outros empregos que possuem o mesmo valor.

Além disso, através dos anos de experiência, os planos de carreira e as especializações, essa média pode aumentar consideravelmente.

Como estudar Criminologia?

Ao realizar uma pós-graduação, você estará mais apto e qualificado para atender as demandas da área da criminologia forense.

Nesse sentido, ao escolher essa formação, você estará preparado para analisar dados, amostrar quaisquer evidências e manusear provas concretas que beneficiem a justiça em situações criminais e de investigações.

Além disso, há diversas opções fora do campo criminal, como a perícia de transportes, informática, engenharia, entre outros.

É importante lembrar que, para adentrar neste ramo e atuar como perito criminal, além da pós-graduação, você precisará passar por um concurso público.
Sendo assim, inicie agora mesmo a sua preparação para essa área tão importante e garanta agora mesmo as vagas mais disputadas do mercado.

Conclusão

Como foi visto neste artigo, o ramo da criminologia forense estuda diversos aspectos que buscam a solução de situações criminais.

Dessa forma, as especializações que formam os criminólogos desenvolverão habilidades essenciais para que o profissional saiba lidar com todos os aspectos da criminalidade, a fim de resolver e solucionar os mais diversos casos.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o ramo da criminologia forense? Então aproveite para ler outros textos em nosso blog e não deixe de conferir os cursos da FVM – Faculdade Volpe Miele, conhecida por ser o pioneira na educação em Ciências Forenses no Brasil acessando: www.fvm.edu.br

Compartilhe