Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

É praticamente impossível não se interessar pelo tema da investigação criminal. Afinal, é um tema presente no cotidiano tanto nos noticiários, quanto nos filmes e seriados. Seja em um cenário ou no outro, você com certeza já viu algum policial ajoelhado procurando pelos famosos vestígios. Mas você conhece a disciplina das Ciências Forenses responsável por cuidar de todos os vestígios de um crime?

Continue a leitura deste conteúdo para entender mais sobre a Criminalística!

O que é a Criminalística.

A Criminalística é o ramo das Ciências Forenses responsável pelo estudo dos vestígios extrínsecos à pessoa física e que sejam úteis à elucidação de um fato delituoso. Ou seja, o estudo de todos os vestígios localizados na cena do crime, através dos meios adequados a cada um deles, para averiguar a infração penal e identificar o autor responsável.

E quando houver vítimas humanas, feridas ou já falecidas? Os vestígios deixados no corpo humano são de incumbência do médico legista, que irá realizar o exame de corpo de delito e, assim, fornecer todas as informações que conseguir para que sejam utilizadas em conjunto com os vestígios identificados pela Criminalística na cena do crime.

Mas, afinal, o que são os famosos vestígios? Vestígio é tudo aquilo que pode ser coletado no local do crime e que foi coletado pelo perito, podendo ou não ter relação com o fato criminoso. Isso é definido através de vários testes realizados em laboratórios e formalizado através da emissão de laudos.

Alguns dos vestígios que a Criminalística estuda são:
● Projéteis de armas de fogo
● Impressões dígito-papilares
● Manchas de sangue
● Materiais biológicos
● Marcas deixadas nas paredes e no chão
● A fauna que se encontra no local do crime
Entre outros.

Quando o perito criminal comparece ao local do crime, é sua função formalizar através de documentos tudo o que ele encontrar. É o que se chama de levantamento de local de crime. Através da descrição escrita, croquis (desenhos da cena do crime), fotografias e a coleta dos vestígios, todos os profissionais envolvidos na investigação buscam desvendar o que ocorreu naquele local.

Então, pode-se dizer que a Criminalística tem como seus principais objetivos:

● Averiguar a ocorrência de ato ilícito
● Dar materialidade ao fato típico penal
● Verificar através de quais métodos e meios foi praticado o delito
● Proporcionar uma visão dinâmica dos fenômenos que ali ocorreram
● Elaborar provas técnicas que possam ser utilizadas em juízo
● Quando possível, indicar o possível autor do delito

Como se especializar em Criminalística?

A Criminalística, por si só, não é uma especialização. Isso pois ela é uma disciplina da grande área das Ciências Forenses. Caso tenha interesse na área, você pode buscar um curso de Pós-Graduação / Especialização em Ciências Forenses. Assim, você irá estudar não apenas a Criminalística, bem como todas as demais disciplinas utilizadas na elucidação de um crime, tais como:
● Balística
● Biologia Forense
● Antropologia Forense
● Papiloscopia
● Toxicologia
● Manchas e Impressões
● Documentoscopia
● Grafoscopia
● Medicina Legal
● Fotografia Forense
● Entomologia forense
Entre outras.

Como atuar na área?

Os peritos responsáveis pelo levantamento das cenas de crime são os peritos criminais. Isto é, peritos que fazem parte da polícia técnico científica e que foram aprovados em concurso público. A maior exigência para que alguém possa prestar essa prova é a conclusão de curso de ensino superior.

Existem outros tipos de peritos no Brasil, mas o perito criminal é o único que possui legitimidade para ir ao local de crime e recolher o maior número de vestígios possíveis.

Assim, se você possui interesse na área, vale a pena começar a se preparar para os próximos concursos públicos, bem como buscar um curso de Especialização em Ciências Forenses que possua uma grade curricular na qual conste a disciplina de Criminalística.

Aqui na FVM – Faculdade Volpe Miele, nós oferecemos a Pós-Graduação lato sensu em Ciências Forenses. O curso é presencial e tem duração de 18 meses. Você ainda terá aulas práticas com simulações de cenas do crime para praticar todos os conhecimentos aprendidos durante as aulas teóricas. Gostou? Clique aqui e Saiba Mais!

Compartilhe