Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

Tanto os Serial Killers quanto os assassinos em massa são muito mencionados na cultura popular e, por isso mesmo, são figuras que estão sempre presentes no imaginário dos amantes da criminologia. Nós já falamos dos Serial Killers em um artigo que você pode conferir aqui, mas você sabe diferenciá-los dos assassinos em massa?

Em 2001 ocorreu em uma escola dos EUA o Massacre de Columbine. Os criminosos eram Serial Killers, Spree Killers ou assassinos em massa? Continue lendo e descubra a resposta para essas perguntas!

O que são assassinos em massa?

O FBI descreve os assassinos em massa como indivíduos que matam diversas pessoas durante um único evento, sem um período de “repouso” entre os homicídios, no mesmo local.

O maior exemplo de assassinos em massa são os atentados terroristas, que ocorrem em um único lugar, matando diversas vítimas de uma só vez! O próprio atentado às Torres Gêmeas é um perfeito exemplo disso.

Alguns cultos, como o de Jim Jones, também são responsáveis por assassinatos em massa.

Geralmente, assassinos em massa, ou mass murderers, são movidos por uma causa específica, como vingança ou a necessidade de obter fama e atenção a qualquer custo.

As características de um assassino em massa são:

  • O número de vítimas: para que um homicida se torne um assassino em massa é necessário que ele faça várias vítimas. O número mínimo de mortes não é um consenso, mas o FBI tende a falar em, no mínimo, 4 vítimas para que seja considerado um mass muderer.
  • O lapso temporal entre as mortes: é preciso que as mortes aconteçam com pouco intervalo de tempo entre elas. Nem sempre todas as vítimas irão a óbito exatamente ao mesmo tempo (como ocorreria com vítimas de uma explosão), mas é preciso que possam ser consideradas como tendo ocorrido todas dentro de um único evento. Um exemplo brasileiro é o Massacre de Suzano, no qual a primeira vítima foi feita aproximadamente às 09h40 e a última após às 09h45, quando os criminosos já se encontravam dentro da escola.
  • O local do crime: assassinos em massa concentram suas vítimas em um único lugar. O ataque é feito tendo como objetivo matar a maior quantidade possível de pessoas dentro de um determinado perímetro que pode ser, por exemplo, uma escola, um shopping center, um hotel, entre outros.

Como diferenciar um assassino em massa de um assassino em série e de um Spree Killer?

Ok, agora que você já sabe conceituar um assassino em massa, percebeu que eles são muito parecidos com os Serial Killers, certo? Bom, vamos diferenciar esses dois tipos de homicidas, bem como os Spree Killers também.

  • Os assassinos em massa matam várias pessoas, em um único local, em um curto período de tempo;
  • Os Serial Killers matam várias pessoas, em locais diferentes, ao longo de um determinado período de tempo que pode ser de dias, meses, ou mesmo anos;
  • Os Spree Killers matam várias pessoas em um curto espaço de tempo, mas em locais diferentes. É o caso de um indivíduo que atropela e mata várias pessoas em um bairro, foge para outro e lá mata outras vítimas se utilizando de uma arma branca.

Columbine e Suzano – dois dos casos mais emblemáticos envolvendo assassinos em massa.

Quando se fala em assassinos em massa é inevitável não pensar nos casos de tiroteios em escolas que ocorrem. Enquanto que no Brasil tivemos o terrível Massacre de Suzano, no qual 8 vítimas foram feitas entre alunos e funcionários da escola, outro caso muito emblemático é o Massacre de Columbine, ocorrido nos EUA em 1999.

Massacre de Columbine

Na data de 20 de abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold entraram na Columbine High School, onde ambos estudavam, e tiraram a vida de 13 pessoas, ferindo outras 24, antes de cometerem suicídio.

Já em 1996, Harris fazia postagens em um site privado que demonstravam o ódio que ele sentia da sociedade. Ele publicava manuais de como causar prejuízos e instruções para a fabricação de explosivos caseiros, bem como os danos que ele e Klebold já causavam.

Após o massacre, foi revelado que também haviam sido publicadas nesse mesmo site depoimentos de Eric falando que já havia feito bombas caseiras, além de uma lista das pessoas que ele desejava atacar, e ameaças violentas contra alunos e professores da Columbine High School. Dylan Klebold apoiava o colega, inclusive tendo participado da criação do site particular.

Os dois adolescentes planejaram explodir uma bomba para distrair o corpo de bombeiros e afastar os primeiros socorristas da escola, mas o plano falhou e causou apenas um pequeno incêndio.

Apesar dos assassinos carregarem um pequeno arsenal, que inclusive incluía 99 explosivos, todas as vítimas morreram de ferimentos causados por armas de fogo. Após trocarem tiros com a polícia, cometeram suicídio às 12h08. O tiroteio se iniciou aproximadamente às 11h19.

Massacre de Suzano:

Em 13 de março de 2019, dois atiradores mataram 5 estudantes e 2 funcionárias de uma escola na cidade de Suzano-SP. Os jovens, Guilherme Taucci e Luiz Henrique de Castro, de 17 e 25 anos de idade respectivamente, adentraram a escola onde ambos haviam estudado carregando armas de fogo, uma besta, um arco e flecha, coquetéis molotov, uma machadinha e uma mala com fios que aparentava ser uma bomba. Entre os possíveis motivos, estavam o bullying sofrido pelos colegas e a vontade de causar um massacre ainda maior que o de Columbine.

Momentos antes de chegarem à escola, Guilherme atirou em seu tio em uma revendedora de veículos nas proximidades. O homem faleceu no hospital em decorrência de seus ferimentos. Eles também planejavam matar um vizinho de Luiz Henrique, pois haviam feito um pacto no qual se comprometeram a cada um matar um desafeto antes de seguirem para a escola, mas o homem não se encontrava em casa.

Logo no início do ataque, mataram duas funcionárias da escola. Um dos assassinos ficou parado próximo da entrada, tentando acertar com golpes de machadinha todos os alunos que tentavam fugir por ali, enquanto o outro se dirigiu ao pátio efetuando disparos de armas de fogo.

Após matarem 8 pessoas e ferirem outras 11, o atirador mais jovem matou seu comparsa, cometendo suicídio logo em seguida.

Ambos os casos são exemplos típicos de assassinatos em massa. Se você se interessa pelo mundo da Criminologia e da análise do perfil de criminosos (Criminal Profiling), a FVM-Faculdade Volpe Miele possui diversos cursos reconhecidos pelo MEC que prometem te agregar muito conhecimento, além dos eventos realizados anualmente, como o Simpocrime. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe