Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

O FBI é, possivelmente, o órgão relacionado à investigação criminal mais conhecido no mundo. Muito disso se deve ao fato dele ser constantemente citado em filmes e seriados. O Federal Bureau of Investigation, na realidade, serve tanto como uma polícia de investigação, quanto como um serviço de inteligência interno, e tem seu quartel-general em Washington D.C. Se você é fã da série Criminal Minds, com certeza já escutou os profilers se referindo aos criminosos como sendo organizados ou desorganizados. Mas o que isso significa para a análise realizada sobre os criminosos? É sobre isso que vamos falar hoje! Boa leitura!

Método do FBI de Investigação Criminal

A tipologia organizado/desorganizado é um dos métodos de profiling psicológico mais conhecidos no mundo da Criminologia. É um processo investigativo criado pelo FBI para identificar as principais características do ofensor através das características dos crimes que este cometeu. Essa dicotomia sugere a divisão dos criminosos, principalmente serial killers, entre desorganizado e organizado a depender de seus níveis de:
● Sofisticação
● Planejamento
● Competências sociais e cognitivas observáveis no crime perpetrado

O maior objetivo do FBI com essa divisão era poder criar uma tipologia que fosse facilmente identificável e que pudesse ser ensinada a agentes que não tivessem profundo conhecimento da psicologia humana.

Como surgiu a tipologia Organizado/Desorganizado

Na década de 1970, o FBI começou a desenvolver técnicas mais modernas de criminal profiling após estabelecer a Unidade de Ciência Comportamental. A ideia inicial de separar os criminosos em duas categorias foi do pioneiro Roy Hazelwood. Grande parte da pesquisa se deu a partir de entrevistas com criminosos em série conduzidas pelos agentes John Douglas e Robert Ressler. O estudo foi realizado com um grupo de 36 ofensores e suas 118 vítimas, a partir do qual passaram a identificar quais características eram consistentes nos ofensores enquanto executavam seus crimes. Descobriu-se que os criminosos organizados, via de regra, planejavam friamente seus crimes, buscando deixar o menor número possível de vestígios na cena do crime. Já os criminosos considerados desorganizados, como o próprio nome indica, não parecem planejar cuidadosamente o crime antes de cometê-lo, muitas vezes deixando o próprio corpo da vítima no local onde a mataram sem procurar escondê-lo.

Ofensores do tipo Organizado

Em se tratando de um local de crime organizado, percebe-se um certo planejamento do crime por parte do criminoso. A vítima tende a ser um completo estranho, que não conhecia seu ofensor, e muito provavelmente foi controlada ao ter seus movimentos restritos (ex: foi amarrada em uma cadeira) e sofreu agressões enquanto ainda estava viva.

Esses criminosos tendem a ter um QI médio ou alto, e não raramente possuem formação acadêmica e empregos estáveis. Além disso, não têm dificuldades em manter relações sociais, ou em terem uma família. Por isso, buscam cometer seus crimes longe de onde moram.

Para eles, o crime é um jogo, e podem manter um registro de suas vítimas e até mesmo voltarem com frequência ao local do crime para reviver o que experienciou durante o ato. São considerados criminosos organizados:
● Ted Bundy
● Robert Hansen (O Padeiro Açougueiro)
● George Metesky (Mad Bomber)
● John Wayne Gacy

Ofensores do tipo Desorganizado

Diferentemente do que ocorre com os criminosos organizados, uma cena do crime desorganizada tende a demonstrar espontaneidade. O local e a vítima são conhecidos pelo ofensor que, vendo a oportunidade, cometeu o crime sem prévio planejamento. Assim, é comum perceber indícios de violência súbita e que não houve tentativa de controle da vítima.

Não é de todo incomum que ofensores desorganizados busquem ingressar nas forças militares ou policiais, mas acabam sendo rejeitados por não passarem nos testes psicológicos. A personalidade desses agressores condiz com suas cenas de crime: são pessoas de baixo QI, que possuem pouco contato com o sexo oposto e um emprego indiscriminado.

Percebe-se que esses criminosos simplesmente não tem a competência necessária para planejar seus crimes com eficiência, cometendo-os de forma completamente espontânea. É por esse motivo que muitos preferem atacar dentro de sua zona de conforto, ou seja, perto de onde moram ou trabalham. São exemplos de criminosos desorganizados:
● Richard Trenton Chase (O Vampiro de Sacramento)
● Jeffrey Dahmer
● Edmund Kemper
● Jack o Estripador

Conclusão

A grande vantagem da dicotomia organizado/desorganizado é que ela pode ser facilmente compreendida, mesmo que o oficial não possua uma formação em psicologia, ou mesmo em criminologia. Porém, vale lembrar que a pesquisa realizada pelos agentes do FBI contou com apenas 36 ofensores, uma amostra bastante pequena para uma pesquisa científica.

Além disso, só foram entrevistados os criminosos que concordaram em participar da pesquisa, tornando esta questionável. Por esse motivo, o FBI não usa mais essa divisão desde 2004. Ainda assim, o uso dessa dicotomia ajudou muito a desenvolver vários perfis e, claro, a salvar vidas.

Se você se interessa por assuntos da área de Criminologia ou pelo Criminal Profiling, o IPEBJ / FVM – Faculdade Volpe Miele oferece os dois cursos de Pós Graduações latu sensu com aulas práticas e teóricas. Clique aqui para conhecê-los!

Compartilhe