Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

Com certeza, você já escutou alguém se referir a uma pessoa insensível como psicopata. Mas você sabe o que faz a ciência considerar uma pessoa como sendo psicopata? Já adiantamos que não é todo criminoso que pode ser considerado um psicopata.

Se você ficou curioso para entender mais sobre o assunto, continue lendo!

Qual o Conceito da Psicopatia?

Para a medicina e a psicologia, a psicopatia é um transtorno de personalidade, ou seja, um padrão persistente e generalizado que altera o modo de pensar, reagir e se relacionar de uma pessoa, prejudicando sua capacidade funcional.

Os indivíduos que possuem esse transtorno sofrem alterações no comportamento, como a falta de empatia e remorso e o gerenciamento inadequado de emoções como a raiva. Além disso, podem possuir tendências a serem manipuladores e centralizadores.

A psicopatia, no entanto, não é um diagnóstico psiquiátrico.

O diagnóstico correto é o Transtorno da Personalidade Antissocial. A ciência ainda não sabe afirmar com certeza absoluta quais fatores causam essa doença, mas há indícios que apontam a importância da genética no desenvolvimento do transtorno.

Também é possível que indivíduos desenvolvam o transtorno na vida adulta, causada pelo ambiente em que estavam inseridos durante a infância. Crianças que sofrem abusos, ou convivem com pais alcoólatras, antissociais e violentos estão mais propensas a desenvolver a doença.

Entre os sintomas do Transtorno de Personalidade Antissocial, ou psicopatia para utilizar o termo popular, temos:

  • mentiras constantes para obter proveito pessoal
  • insensibilidade em relação aos sentimentos alheios
  • desrespeito e violação dos direitos dos outros
  • tendências manipuladoras
  • dificuldade para compreender a diferença entre certo e errado
  • comportamentos impulsivos
  • falta de empatia e remorso
  • tomada de riscos desnecessários
  • irritabilidade e comportamentos violentos
  • relacionamentos superficiais
  • dificuldade de seguir planos

Psicopata, Sádico ou Psicótico?

  • Psicopata:

É um indivíduo que possui um distúrbio de personalidade que causa respostas emocionais superficiais, impulsividade acima da média, e uma falta de empatia, além do comportamento antissocial.

Esse distúrbio possui um impacto negativo em diversos aspectos da vida do psicopata, seja em seus relacionamentos interpessoais ou no trabalho.

  • Sádico:

Não necessariamente o psicopata irá possuir uma personalidade sádica. Os sádicos são indivíduos que sentem prazer com o sofrimento alheio, independentemente de ser o causador da dor do outro, ou não.

Para o sádico, não faz diferença se o sofrimento advém de crimes, episódios de violência, tragédias, ou dificuldades. A dor alheia movimenta mecanismos em sua mente que causam uma sensação satisfatória, de prazer, mesmo que momentânea.

  • Psicótico:

O indivíduo psicótico sofre de algum distúrbio mental que causa a perda da ligação com a realidade, sendo o mais comum a esquizofrenia. A pessoa pode sofrer alucinações, mudanças de personalidade, ter dificuldade para organizar seus pensamentos, delírios e dificuldades para realizar tarefas diárias.

Diferentemente da psicopatia, não diz respeito ao âmbito da personalidade do indivíduo.

Todo Psicopata é Criminoso e Todo Criminoso é Psicopata?

Uma pessoa se torna criminosa quando infringe, seja por ação ou omissão, alguma conduta definida pelo Código Penal como crime.

A partir dessa definição, é possível perceber que criminalidade e psicopatia não são a mesma coisa.

Grande parte dos psicopatas jamais irá cometer crimes ou violar leis, mas isso não significa que não possam causar problemas para outras pessoas. Como são insensíveis aos sentimentos alheios e não possuem empatia, podem trilhar seu caminho, almejando posições socialmente mais altas, ou promoções no trabalho, abusando psicologicamente e emocionalmente de seus colegas e familiares.

Mas então de onde vem a crença popular que todo psicopata é um criminoso?

Porque a maioria dos serial killers e criminosos famosos possui algum traço do transtorno de personalidade antissocial, ou seja, de psicopatia.

São intrínsecos da psicopatia alguns traços como a violação constante dos direitos dos outros, ausência de empatia, incapacidade de sentir remorso e charme superficial. Características encontradas em muitos criminosos.

Embora nem todo criminoso seja um psicopata, e claro, nem todo psicopata seja um criminoso em potencial, percebe-se que muitas das características associadas à psicopatia são encontradas nos ofensores em série.

A psicopatia, assim como outros transtornos mentais, são muito mencionados durante análises do perfil de criminosos. A área do Profiling Criminal está crescendo muito e se você se interessa por esses assuntos, a FVM-Faculdade Volpe Miele oferece a pós-graduação lato-sensu em Criminal Profiling, bem como diversos cursos de curta e média duração na área.

Compartilhe