Com certeza, você já se deparou com a necessidade de incorporar uma abordagem digital no trabalho de produção da prova pericial em processos judiciais. Essa percepção se correlaciona com a própria dinâmica das relações sociais no mundo atual, principalmente no pós-pandemia, onde grande parte do tempo as pessoas estão usando algum tipo de recurso conectado à Internet.

Para que você possa entender melhor a dimensão da transformação digital na perícia judicial, é necessário que você considere a vida digital em vários aspectos, que se interconectam para formar um todo. Antes, porém, vamos entender melhor a relevância de se pensar na perícia judicial “digital” para além da adaptação entre técnicas.

Ser perito digital vai além da técnica.

Técnicas de trabalho pericial digital são extremamente importantes e precisam ser desempenhadas de forma metódica e precisa, para evitar erros e, assim, de fato contribuir com Justiça.

Mas a técnica isolada pode ser contraproducente, por um simples motivo: o Judiciário precisa de conclusões sobre as intenções e o comportamento de determinadas pessoas envolvidas em um processo, para que a responsabilização possa ser devidamente determinada.

Veja um exemplo prático:

Imagine que, em um processo judicial na esfera cível, um perito realizou uma análise de documento digital e constatou que o documento foi adulterado, beneficiando injustamente uma das partes do processo. Pergunta: é possível indicar se a parte beneficiada com a fraude sabia da adulteração?

É claro que a pergunta acima foi feita apenas para despertar para o fato de que seriam necessárias análises de outras informações, que poderiam abranger as relações jurídicas entre as partes, contratos com terceiros e elementos do comportamento das pessoas envolvidas.

Assim, o perito judicial que busca agregar a transformação digital na sua prática deve, além de desenvolver excelente técnica, cultivar outras competências para ter uma visão global da realidade digital.

Incorpore o mindset digital.

A equipe científica do IPEBJ / FVM construiu um programa de especialização inovador e inédito abrangendo três grandes aspectos para formar um novo mindset pericial diante do mundo digital.

Depois de longos meses de pesquisa e elaboração, foi criado um curso de 400 horas, totalmente interdisciplinar, abrangendo os seguintes temas: a Perícia, o Direito e a Psicologia – todos esses temas com o olhar digital!

O curso recebeu o nome de Forense Digital – Investigação Cibernética, marcando – coincidência? – um ponto de virada na transformação digital de nossas pós-graduações!

Perícia e transformação digital em 3 tópicos.

Poderíamos ficar horas falando sobre este curso sensacional que está recebendo matrículas. Mas, apenas para resumir, veja um pequeno panorama sobre cada um dos aspectos abordados.

1 – Perícia Digital:

Trata da aplicação da tecnologia à perícia, sendo relevante tanto para os peritos oficiais quanto para os peritos privados (peritos judiciais e assistentes técnicos). Nesse aspecto, esta especialização foca em computadores, redes, documentos e comunicações digitais.

2 – Direito Digital:

É a interface entre tecnologia e direito, abrangendo temas como proteção de dados, governança da Internet, propriedade intelectual e cybercrime.

3 – Psicossociologia Digital:

Abrange as relações humanas no meio digital, sob o ponto de vista psicológico e social. É a transformação tecnológica da abordagem comportamental no contexto dos conflitos digitais.

O trabalho do perito forense digital.

O valioso trabalho dos peritos oficiais e dos peritos privados é, de fato, um grande aliado da Justiça. O conhecimento científico trazido na produção de provas judiciais vem sendo conquistado por profissionais sérios que desejam fazer a diferença. Porém, ainda muitos recusam nomeações ou possibilidades de assistência técnica por se depararem com elementos tecnológicos nos objetos periciais.

Antes, o olhar tecnológico pericial era restrito a alguns poucos profissionais que tinham acesso a conhecimentos em outros idiomas, com pouquíssimos recursos disponíveis. Hoje, a transformação digital é parte do dia a dia, integrando a prática em várias profissões.

“É só uma questão de tempo para que a tecnologia esteja integrada por padrão no trabalho pericial. Você já sabe disso e agora sabe por onde começar.”
Dra. Tânia Mara Volpe Miele.