Referência Nacional na Área Forense
Atendimento

Os insetos exercem um papel primordial na produção de alimentos e na preservação do ecossistema, sendo vistos como o grupo animal mais abundante do planeta, já que são fundamentais para a manutenção do equilíbrio do Planeta Terra, conseguindo realizar muitas vezes um papel sensacional. A Entomologia Forense consiste na ciência que utiliza o estudo dos insetos em procedimentos relacionados à investigações médico-criminais, sendo indispensável à elucidação de crimes.

O estudo das larvas de moscas encontradas em cadáveres, por exemplo, fornece informações que podem auxiliar os peritos e médicos legistas a elucidar as circunstâncias da morte, pois são os primeiros animais atraídos para um cadáver. Antes mesmo do corpo ser encontrado por seres humanos, já encontram-se realizando sua função de acelerar a putrefação, demonstrando o quanto podem ser promissores para desvendar crimes.

Conceito e origem da Entomologia

A Entomologia Forense é uma área da Biologia que pode ser determinada como a aplicação do estudo de insetos e outros artrópodes em ligação com procedimentos periciais, tendo como objetivo encontrar informações importantes para a investigação criminal. Essa ciência vem ganhando importância e, quando bem colocada, torna-se peça imprescindível nas investigações policiais.

O primeiro caso documentado de Entomologia Forense foi no Manual de Medicina Legal Chinês no século XIII, que descreve um homicídio em que um lavrador apareceu degolado por uma foice. Com o propósito de resolver o caso, todos os lavradores da região foram exigidos a colocar suas foices ao solo em ar livre. Logo, as moscas pousaram em apenas uma das foices, atraídas pelo resto de sangue que ainda estava aderido à lâmina, assim, concluindo que esta era a foice do assassino.

Em 1908 a Entomologia Forense ganhou relevância no Brasil, com os trabalhos de Edgard Roquette Pinto e Oscar Freire. Baseados em estudos de casos em humanos e animais realizados na primeira década do Século XX, os escritores registraram a diversidade da fauna de insetos necrófagos em regiões de Mata Atlântica.

Importância e aplicações da Entomologia Forense

Os insetos são importantes pois participam de mais de 90% da decomposição de um corpo.

As ordens de insetos mais representativas são:

     Diptera: 75%

     Coleoptera: 15%

     Hymenoptera: 2%

     Lepidoptera: 1%

     Outros insetos e artrópodes: 7%

  Os insetos são os primeiros a localizarem um corpo devido aos órgãos altamente especializados (odor). A oviposição e a larviposição pode acontecer poucos minutos após a morte (a depender do tipo de morte, acesso ao corpo, etc).

A aplicação da entomologia forense possui maior credibilidade quando comparada a outros métodos, principalmente quando o corpo se encontra em decomposição avançada.

Classificação da Entomologia Forense

Urbana: abrange os insetos que afetam o homem e seu ambiente, danificando edificações, documentos e outros.

Produtos Armazenados: associado com insetos ou parte deles, geralmente encontrados contaminando alimentos e outros produtos armazenados ou processados.

Médico-Legal ou Médico-Forense: abrange insetos que “respondem questões” associadas a danos contra a pessoa, determinando o intervalo pós-morte (IPM), negligência a crianças, idosos e incapazes.

Dessa forma, através desta ciência é possível apontar a data da morte (tempo entre a morte e a data que o cadáver foi encontrado) e o designado intervalo pós-morte (IPM), bem como se o corpo foi manipulado ou movido para outro lugar e, eventualmente, deduzir o provável motivo da morte e, assim, ligar os suspeitos à autoria do crime.

Além disso, vale ressaltar que a presença de toxinas ou drogas no corpo em decomposição resulta na modificação do desenvolvimento dos estágios da vida dos insetos que se alimentam da matéria orgânica, podendo as substâncias serem reconhecidas no organismo dos mesmos. Em síntese, conclui-se que a Entomologia Forense proporciona informações de confiabilidade no âmbito jurídico, através da investigação de crimes.

Se você gostou deste artigo, saiba que uma das matérias da pós-graduação lato sensu em Ciências Forenses – Perícia Criminal disponível na Faculdade Volpe Miele – FVM, é justamente a Entomologia Forense. Entre em contato e venha estudar na faculdade que é referência nacional na grande área forense!

Compartilhe